São José do Rio Pardo, ,

30/Jan/2021 - 21:26:01

Restos mortais de dona Lourdinha Fontão foram depositados na Matriz de São Roque

Redação




Celebração realizada no último sábado, 23, fez o reconhecimento canônico da Serva de Deus Maria de Lourdes Benedita Nogueira Fontão, conhecida como Dona Lourdinha Fontão.

Durante a cerimônia eucarística, seus restos mortais, que estavam sepultados na Igreja de Nossa Senhora do Loreto, foram trasladados para um sarcófago no interior da Igreja Matriz da Paróquia Santuário São Roque.

O processo de beatificação de Dona Lourdinha Fontão está em andamento desde 2014 e aguarda a resposta do Vaticano.

O bispo da diocese de São João da Boa Vista, Dom Antônio Emídio Vilar, foi o celebrante e enfatizou o trabalho humanitário de Dona Lourdinha durante toda sua vida.

 

TRAJET?RIA

Professora aposentada, Lourdinha era casada e mãe de cinco filhos. Durante sua vida sempre trabalhou em prol da evangelização e assistência aos mais necessitados e também em prol das vocações sacerdotais. Ela faleceu no dia 18 de julho de 1988 em um acidente automobilístico.

Em 2014, a Diocese de São João da Boa Vista enviou ao Vaticano as histórias da vida de Dona Lourdinha para comprovar que ela viveu de acordo com os ensinamentos do evangelho e da igreja. A partir daí foi aberto o processo de beatificação que passa pelas seguintes etapas:

Servo de Deus: título que a pessoa recebe ao ser iniciado o processo de beatificação.

Venerável: título decretado quando comprova-se que a pessoa viveu as virtudes cristãs de forma heroica ou que sofreu martírio.

Beato: título decretado quando se comprova um milagre por intercessão da pessoa. O beato pode ser venerado dentro da Igreja Católica na sua região.

Santo: título decretado quando se comprova um segundo milagre por intercessão da pessoa após a beatificação. O santo pode ser venerado na Igreja Católica em todo o mundo.


Jornal Rio Pardo - 2025/2025 - Todos direitos reservados